sexta-feira, 4 de junho de 2010

O terceiro título Paranaense (1994) - Bi-campeão


A estréia no Campeonato Paranaense aconteceu no dia 31 de janeiro, diante do Matsubara. Vitória do Paraná Clube por 3x1, com dois gols de Saulo e um de Adoílson. E o dia 27 de fevereiro marcou uma goleada tricolor sobre o Coritiba por 4x0, no Estádio Couto Pereira.

Toda a atenção agora se voltava ao estadual. No clássico contra o Atlético-PR, realizado no dia 21 de abril, o goleiro Régis ajudou a equipe a vencer, defendendo uma penalidade máxima. Na fase final do campeonato, o experiente técnico Rubens Minelli volta ao clube, fator fundamental nas decisões. E no dia 5 de julho, no Estádio Erton Coelho Queirós, o Paraná venceu o Londrina com um gol de Nei Júnior aos 44 minutos do 2° tempo. Com uma rodada de antecipação, a equipe conquistava o inédito bi-campeonato. No geral, foram 18 vitórias, 8 empates e apenas 4 derrotas, somando-se assim 45 pontos.



A grande final

A certeza de que a conquista do bicampeonato regional seria alcançada pelo Paraná Clube foi o combustível que moveu os tricolores a enfrentar a maratona de domingo, dia 6 de junho de 1994, uma manhã um tanto quanto carrancuda em Curitiba.

A distância de 12 km, que separa o Estádio Erton Coelho Queiróz do centro de Curitiba não foi obstáculo para nenhum dos 13.000 torcedores que pagaram ingresso para participar da festa do título. De ônibus, de carro, de carona ou a pé, eles percorreram o trajeto guiados por uma euforia que começou a cercar o local do jogo logo às 7 horas da manhã e só acabou a noite, quando a última gota de chopp foi consumida na comemoração do bicampeonato realizada na Vila Capanema.

Naquele dia, o Paraná não realizava uma boa partida. O Londrina dificultava as coisas para o tricolor. Adoilson já havia desperdiçado a grande chance de decidir o título ao perder uma penalidade máxima, defendida pelo goleiro Julio Cesar do tubarão. Mas, aos 44 minutos, com a torcida já meio desiludida, o mesmo Adoilson foi buscar uma bola praticamente perdida junto à linha de fundo, cruzou alto e Ney Júnior testou para o fundo das redes. Era o gol do título de bicampeão!!

Jogo: Paraná Clube 1 x 0 Londrina Local: Estádio Erton Coelho Queiroz Árbitro: Carlos Jack Rodrigues Magno Público: 14.007 Gol: Ney Júnior aos 44 min do 2º tempo. Equipe: Régis, Roberval, Marcão, Edinho e Denilson; Cássio, João Antonio, Adoílson e Luiz Américo; Claudinho (Paulo Miranda) e Ney Júnior. Técnico: Rubens Minelli.

Ficha técnica do Campeonato

O Campeonato de 1994, contou em sua primeira fase, dois grupos de dez equipes cada, o grupo A, as dez equipes isentas de rebaixamento, brigavam por seis vagas na segunda fase, e os dois piores cairiam para o grupo no ano seguinte. Já o grupo B, formado na maioria, por equipes do interior menos tradicionais do estado, lutavam por duas vagas na segunda fase, e os dois piores seriam rebaixados.

Na Segunda Fase as oito equipes dividas em dois grupos jogariam turno e returno e os dois melhoes de cada grupo, chegariam ao Quadrangular final de 1994.

Início: 30 de Janeiro de 1994

Término: 10 de Julho de 1994
Classificação Final 1994
1º Lugar – Paraná Clube (Campeão);
2º Lugar – Londrina EC (Vice-campeão);
3º Lugar – Coritiba FC;
4º Lugar – CA Paranaense;
5º Lugar – Iraty SC;
6º Lugar – AA Batel;
7º Lugar – União Bandeirante FC;
8º Lugar – Cascavel EC;
9º Lugar – SE Matsubara;
10º Lugar – Apucarana AC;
11º Lugar – GE Maringá;
12º Lugar – Toledo EC;
13º Lugar – Rio Branco SC;
14º Lugar – Francisco Beltrão FC;
15º Lugar – Foz EC;
16º Lugar – Coronel Vivida EC;
17º Lugar – AC Paranavaí;
18º Lugar - EC Comercial;
19º Lugar – Operário Ferroviário;
20º Lugar – AA Iguaçu;
Número de Jogos
Foram disputadas nas três fases do campeonato 214 partidas. 1ª Fase: 178 jogos; 2ª Fase: 24 jogos; 3ª Fase: 12 jogos.
Número e média de gols marcados
Foram marcados 506 gols. Média de 2,36 por partida. 1ª Fase: 425 gols; 2ª Fase: 54 gols; 3ª Fase: 27 gols.
Média de público
2.506 pagantes.
Artilheiro
Erielton Carlos Pacheco (Pachequinho), (Coritiba FC) com 15 gols marcados;
Goleiro menos vazado
Reginaldo Paes Leme Ferreira (Régis), (Paraná Clube) com 21 gols em 29 jogos – média 0,72 gols por partida.
Atleta Disciplina
Reginaldo Gonçalves Chaves (Reginaldo) (Iraty SC) com 24 participações sem advertência.